sábado, 14 de julho de 2012

Sugestões para as férias de inverno


As férias de inverno estão chegando e também estamos entrando numa época de recolhimento. O frio, os ventos, a umidade, e outros motivos externos, nos levam a ficar mais em casa, impossibilitados de sair e passear nestas praias tão lindas. Porém não é de todo ruim. Se precisarmos ficar dentro de nossas casas, então que façamos isso ser gostoso, criando brincadeiras divertidas para as crianças e se possível para nós, adultos, também. Podemos, por exemplo, criar obstáculos que imitem os da natureza para determinados animais, e superá-los como se fôssemos um deles. Um sapo, fugindo das mãos de um homem bem grande; o galope dos cavalos saltando valas e troncos caídos; o caminhar do coelhinho da garça, do João-de-barro; a cobra se arrastando pelo gramado; o macaco coçando a cabeça pendurado em uma arvore pela outra mão; e tantos bichos engraçados em situações mais engraçadas ainda. As cirandas na garagem, ou será que há no mundo alguém que não conheça a “roda cutia”?

Teatralizar uma das histórias que frequentemente lhes é contada e depois assistir a apresentação deles.

Se as crianças são em pequeno número, podemos jogar dominó, pega-varetas, cinco marias, damas ou outro jogo que tenhamos em casa, desde que seja adequado à idade.

Com os pequeninos, nada melhor que muitos panos, algumas bonecas, panelinhas, colheres, bastante imaginação e o dia será maravilhoso.

Outra boa ideia é tirar uma tarde e convidar os amigos e colegas mais chegados para brincar de gato-mia, dança da cadeira, seguindo pistas (brincadeira que no final aquele que conseguir seguir corretamente as pistas sugeridas encontrará um tesouro) esconde coisas (que consiste em um dos participantes esconder um brinquedo, por exemplo, e os outros participantes terem que achar; quem achar primeiro será o que vai esconder).

Se seu tempo é pouco, quem sabe um balanço dentro de casa num lugar seguro e macio. Ou então a família inteira ouve o papai contar uma história e depois todos, envolvidos pelo clima criado pela história contada, fazem um desenho sem que este seja necessariamente dirigido Ou então uma história em capítulos, um para cada noite das férias

Mas não podemos nos esquecer de que criança é sinônimo de movimento. Elas precisam se mexer boa parte do tempo.

Podemos envolvê-las nas tarefas domésticas como fazer almoço ou preparar um lanche gostoso para a tarde (batendo um bolo, fazendo biscoitos ou cortando frutas para uma salada de frutas).

Também a jardinagem é uma ótima maneira de entreter as crianças numa atividade criativa e educativa E se a energia está fraca que tal recarregar deitando com elas em um enorme pano, esticado ao sol, como se fosse um tapete mágico do Oriente e “lagartear” um pouco?

Fonte: Insituto Mainumby. Festejar São João. Associação Comunitária Monte Azul. São Paulo, 2003.