terça-feira, 26 de novembro de 2013

Pedagogia Waldorf na FeneKids | 28 de Nov. a 1 de Dez


PROGRAMAÇÃO (Stand Associação Pedagógica Waldorf do Recife)

QUINTA-FEIRA (28.11) às 17h

“Método Padovan de Reorganização Neurofuncional” - As fonoaudiólogas Carla Pires e Janise Paiva apresentarão a abordagem terapêutica, baseada na Antroposofia, que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o sistema nervoso.

SEXTA-FEIRA (29.11) às 17h

Roda de conversa com Materneiras e Jardineiras Waldorf

*********************
A Pedagogia Waldorf marca presença na Fenekids 2013
Entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, a Associação Pedagógica Waldorf do Recife participará da maior feira da criança e gestante do Nordeste, a Fenekids.

Por meio deste evento, o conjunto de iniciativas que fazem e apoiam a Pedagogia Waldorf, em Pernambuco, apresentará ao público, presente na feira, os princípios que baseiam os jardins de infância e as escolas Waldorf.

De acordo com a terapeuta ocupacional e pedagoga, Pilar Borba, a Pedagogia Waldorf busca, por meio da auto-educação constante do educador, do estudo do desenvolvimento da criança e de suas necessidades, diminuir cada vez mais o “educar em massa”.

“Ela propõe que se perceba individualmente cada ser. Que possamos enxergar o único e precioso ser que habita cada corpinho que nos é entregue a cada dia para cuidar e educar. Que tenhamos reverência diante de cada criança, mesmo porque ela é nosso maior mestre.", explica Pilar.

O stand da Pedagogia Waldorf, na Fenekids, representará aspectos básicos da pedagogia, como, por exemplo, a forte presença de elementos naturais, tanto na composição dos brinquedos utilizados pelas crianças, como para compor o ambiente escolar.
Os trabalhos manuais, desenvolvidos pelos professores, pais e crianças, como crochê, ponto cruz, aquarela e marcenaria também serão expostos no stand.

“O trabalho manual resgata os movimentos primordiais do ser humano, amplamente desvalorizados nos dias atuais onde impera a tecnologia. A Pedagogia Waldorf quando desenvolve trabalhos manuais, artisticamente falando, é porque acredita-se que os trabalhos feitos com as mãos, levam para fora o impulso do coração.”, explica a docente e coordenadora do curso de formação em professores walforf no Brasil, Kátia Galdi.

MAIS SOBRE A PEDAGOGIA WALDORF

Rudolf Steiner (1861-1925), fundador da antroposofia, deixou, por meio de sua obra, uma imensa contribuição para a compreensão das necessidades básicas do Homem. De acordo com Steiner, tudo que o adulto faz, pensa e sente diante da criança está sendo impresso em sua alma e em seu corpo para toda sua vida; e, que todos esses registros positivos e negativos irão colaborar na sua forma adulta de ser e ainda mais, que sua saúde física, emocional e mental irá depender em grande escala da maneira como essa criança foi acolhida, tratada, educada e amada, principalmente nos seus três primeiros anos de vida.

Abarcando de forma ampliada as dimensões física, motora, emocional, estética, social, cognitiva e espiritual, a Proposta Pedagógica Waldorf e seu currículo contemplam todos os aspectos legalmente previstos para a educação no país. Procura desenvolver nos jovens as qualidades necessárias para que saibam lidar com as demandas constantes e velozes mudanças atuais. Principalmente, procura despertar a vontade de atuar no mundo de forma cada vez mais consciente, de seguir conhecendo-se a si mesmo e assumindo a realização de seus ideais com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento e de relacionamento.

Texto escrito por Maria Júlia Sette
Assessoria de comunicação (Escola Waldorf Recife)
E-mail: mjuliasette@hotmail.com

Maiores informações sobre a FeneKids: http://fenekids.com.br/