quarta-feira, 7 de maio de 2014

Divulgando: Programa Pós-Graduação│Prática Social Reflexiva│Recife (PE)




Pós-Graduação para quem trabalha no campo social é lançada no Recife
Estão abertas, até 20 de maio, as inscrições para o programa de Pós-Graduação Prática Social Reflexiva. A formação, direcionada para quem se dedica ao campo social, tem duração de três anos e início previsto para o próximo mês de agosto. Os encontros presenciais serão realizados em Pernambuco.
A Pós-Graduação oferece aos alunos maior habilidade para ler e intervir nos processos sociais a partir da premissa de que o campo social é vivo, repleto de relações e em constante estado de movimento. Para a observação destes fenômenos, é necessário o exercício de outra forma de pensar mais apropriada ao mundo orgânico, através do desenvolvimento de novas faculdades de percepção.
“Nós fomos treinados a ver as coisas separadas”, destaca Allan Kaplan, um dos facilitadores da Pós-Graduação, diretor do Instituto Proteus e autor de diversos livros, entre eles, o Artistas do Invisível, publicado no Brasil em versão traduzida. Kaplan esteve no Recife na sexta-feira passada (25) para lançar o programa.
O fundamento teórico do curso é o método desenvolvido pelo filósofo alemão Goethe conhecido como Fenomenologia. “Baseado na compreensão de que o mundo das relações sociais é tão vivo e emergente quanto qualquer organismo, o caminho de Goethe tem coisas importantes a dizer para aqueles que atuam no âmbito social”, assegura Kaplan.
Abordagem diferenciada – Com relação a uma pós-graduação nos parâmetros acadêmicos, a proposta do “Prática Social Reflexiva” é diferenciada porque traz a prática social do participante para o centro do aprendizado e da pesquisa. 

“Outro diferencial desta proposta de aprendizado é o caráter colaborativo entre atores de três continentes na área de ensino e pesquisa e da prática social”, ressalta Dalva Correia, membro do Grupo Recife de Aprendizagem (GRA), um coletivo de 14 profissionais da área social que idealizou esta proposta de formação e está tornando-a realidade.

Além do GRA, este programa conta com organizações da África do Sul e da Inglaterra. Do continente africano, o Instituto Proteus assumiu a coordenação pedagógica. Da Europa, está envolvido o Instituto Crossfields, que nasceu em 2007 como resposta a uma necessidade de reconhecimento formal de processos de educação e pesquisa holística. O Crossfields está acionando universidades inglesas para o reconhecimento do curso.
Ponte para o mestrado – Uma característica importante do curso é que essa pós-graduação pode se transformar em mestrado caso o aluno tenha interesse no título de mestre. O alcance deste objetivo é possível uma vez que a grade da pós-graduação corresponde à do mestrado nesta mesma linha de estudo, que está sendo desenvolvido pelo Instituto Proteus, em parceria com o Instituto Crossfields.

Inscrições até 20 de maio de 2014 │ Início em 2014

Conheça a proposta pedagógica: www.gruporecifedeaprendizagem.net