terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Jardim Alecrim começa a receber bebês em 2017


O Jardim Alecrim Recife está com matrículas abertas para crianças a partir de 9 meses a 6 anos em turmas pela manhã e à tarde. Inspirado na Pedagogia Waldorf, o espaço, localizado em Casa Forte, proporciona à criança pequena uma rotina saudável, assemelhando-se ao ambiente de um lar repleto de calor e segurança. Para 2017, há também a possibilidade de abertura de um berçário. As famílias interessadas devem entrar em contato com a escola.
“Desenvolvemos um trabalho de respeito ao ser criança. Observamos que o incentivo precoce à leitura, escrita e o contato com mídias digitais são comuns em muitos espaços pedagógicos, sendo, no entanto, prejudiciais à saúde do indivíduo que está em processo de maturação do sistema neural e emocional. Priorizamos o brincar livre, o estímulo à fantasia e à imaginação, além do contato com a arte e a natureza”, pontua a fonoaudióloga, pedagoga waldorf, terapeuta familiar sistêmica e fundadora do Jardim Alecrim Recife, Janise Paiva.
Primeiro Setênio
De acordo com a Pedagogia Waldorf, desenvolvida, em 1919, pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner, a criança até os sete anos de idade está, principalmente, desenvolvendo seu corpo físico. Por isso, a metodologia proporciona atividades físicas ligadas ao brincar na primeira infância.
“É como se você construísse uma casa começando pelo telhado e esquecesse de firmar a base. Mal a criança aprende a andar, falar e pensar, já está precisando lidar com um monte de símbolos e tarefas desconexas com seus interesses. Ela ainda não está pronta para um código frio, sem vida como linguagem escrita. Precisa crescer, firmar seu corpo, dominar a linguagem oral, fortalecer seu alicerce, para, aí sim, continuar o processo de alfabetização”, afirma.
Janise explica ainda que é preciso dar vasão à curiosidade dos pequenos. “Eles vão querer decifrar os códigos que só adultos e crianças maiores sabem. No mundo existem letras por todos os lugares por onde nossas crianças passam. Quando ela está pronta, madura, ela mesma sente vontade de saber o que significam aqueles símbolos. Ler é como amar, quando estamos prontos acontece “, reforça Janise.
O Jardim Alecrim fica na Rua Jaco Velosino, 101, em Casa Forte, no Recife. AGORA COM NOVO ENDEREÇO.
MAIS INFORMAÇÕES
E-mail: jardimalecrimrecife@gmail.com
Fone: (81) 3071.4247
Sitewww.jardimalecrim.com
FanPage: https://www.facebook.com/Jardim-Alecrim-Recife-272245776182376/?fref=ts