sábado, 28 de julho de 2012

Palestra aberta: "Alimentação, mitos e verdades" com a médica antroposófica Patrícia Guaurino

No dia-a-dia é comum se ouvir frases como:
Está gripado? Toma um leitinho morno!
Vamos tomar um cafezinho... Açúcar ou adoçante?
Não vai comer carne? E a proteína de onde você vai tirar?
Minha dieta é ótima, não como carne vermelha, como frango todos os dias...
Danoninho aquele que vale por um bifinho...

Mas a história não é bem assim.  A alimentação será o assunto da palestra que o Jardim Alecrim Recife promove no dia 2 de agosto, às 19h30, no Espaço Luminaris, em Casa Forte, com o tema ‘Alimentação: mitos e verdades’, ministrada pela médica antroposófica Patrícia Guaurino. “Crescemos ouvindo frases como essas acima, mas quando nos deparamos com outras formas mais saudáveis de alimentação nos sentimos perdidos sem saber se conseguimos sobreviver sem essa dieta há anos introjetada em nossos corpos”, declara Guaurino.  A ideia da palestra é mostrar aos participantes que se pode mudar bastante a alimentação, sem radicalismos, e levar uma vida mais saudável. Para participar basta levar um quilo de alimento não perecível. Mais informações: 3031-1134.

Já no dia 9 de agosto, às 19h30, Patrícia Guaurino irá realizar uma oficina de culinária natural, no Espaço Luminaris. No cardápio, uma sopa crua de tomate orgânica com uva passas temperada com alho, cebola sal e orégano. A sobremesa será um gelado de frutas (banana, laranja, mamão e maracujá) e uma vitamina com leite de coco e banana com mel. O investimento para participar da oficina é de R$ 60,00 e as inscrições serão feitas até o dia 7 (terça-feira). “O homem definitivamente é o que pensa e come, por isso comecemos a pensar no que comemos e no que podemos mudar pra resgatarmos o que temos de mais precioso, a nossa Saúde”, defende Guaurino, acrescentando que um exemplo de alimento causador de diversas doenças e muito presente na dieta é o leite de vaca.

“O corpo dá sinais da má alimentação, mas aprendemos a comer a feijoada e depois tomar um antiácido para o estômago, beber e tomar um analgésico para ressaca. Fomos habituados à medicina do pronto-socorro e não colocamos em nossas mãos a responsabilidade dos bons hábitos da medicina preventiva que se baseia na boa alimentação e nos bons hábitos de vida como exercícios, uma boa noite de sono etc. Colocamos em mãos alheias a responsabilidade da nossa saúde, quando tudo está em nossas mãos,” alerta Guaurino.

SERVIÇO:

Palestra: “Alimentação, mitos e verdades”
Dia: 2 de agosto (Quinta-feira)
Horário: 19h30
Investimento: 1 kg de alimento não perecível
Local: Espaço Luminaris – Núcleo de Desenvolvimento Humano
Endereço: Rua Silveira Lobo, 107 – Casa Forte, Recife/PE

Oficina: “Alimentação, mitos e verdades”
Dia: 9 de agosto (Quinta-feira)
Horário: 19h30
Investimento: R$ 60,00 (Inscrições para oficina até o dia 7 de agosto, terça-feira)
Local: Espaço Luminaris – Núcleo de Desenvolvimento Humano

Espaço Luminaris – Núcleo de Desenvolvimento Humano
Endereço: Rua Silveira Lobo, 107 – Casa Forte, Recife/PE
Contatos: 3031-11340 / jardimalecrimrecife@gmail.com