sexta-feira, 10 de agosto de 2012

47° Fórum - "Ludicidade e infância - O espaço para o brincar no mundo contemporâneo"


47° Fórum da Aliança Pela Infância

Evento nacional
Local: São Paulo
Em: 11/08/2012

Horário: 9h00 - 12h00
Os fóruns são encontros mensais de discussão, reflexão e aprendizagem sobre diversos temas importantes relacionados à infância. Os fóruns acontecem em uma manhã de sábado sempre de 9:00-12:00.

Espaço Fórum de Brincadeiras - Por motivo de mudança temporária de espaço, não teremos, por tempo indeterminado, o nosso espaço de brincadeiras para as crianças. Pedimos desculpas por este incômodo. Assim que voltarmos, divulgaremos em nossos meios de comunicação.

 A palestra, de caráter teórico prático, abordará as transformações que o brincar vem sofrendo ao longo do tempo, bem como a importância deste ato que se configura como direito e necessidade da criança. Serão apresentadas aos participantes as contribuições para o desenvolvimento integral, bem como as diferentes possibilidades presentes nesta rica linguagem. Discutiremos a ideia do espaço para brincar nos dias atuais, da oferta de locais que proporcionem o livre brincar, à ideia de espaço como possibilidade.

Palestrante: Ivani Magalhães - Mestre em Educação pela PUC-SP com formação em Psicologia e Pedagogia e Especialização em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação. Atua como docente no Centro Universitário Ítalo Brasileiro - UniÍtalo. Pesquisa temas ligados à Educação Infantil, Cultura da Infância, Narração Oral e Educação Não-Formal. Ministra oficinas e Workshops sobre a Arte de Contar Histórias, Brinquedoteca, Incentivo à leitura, entre outros temas vinculados à infância e à ludicidade. Autora do livro de literatura infantil “Minhoca Dondoca” (Giostri, 2012) e co-autora dos livros “A arte de contar histórias: Abordagens Poética, Literária e Performática” (Ícone, 2010) e “Essa história eu conto assim” (Giostri, 2012).

ENDEREÇO NOVO: Auditório EMA - Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 10 (pedestres) e Portões 2 e 3 (veículos, zona azul) - Parque do Ibirapuera

Indicações de transporte público:
- Ônibus 857A-10 Terminal Campo Limpo > Descer no ponto da Assembleia Legislativa.
- Metrô Paraíso > 1) Saída Viaduto Sta Generosa, para a esquerda, passando por cima do viaduto da 23 de maio; 2) Virar à esquerda na Rua Abílio Soares e descê-la até o fim, no Parque do Ibirapuera, portão 10.

Inscrições e maiores informações: http://www.aliancapelainfancia.org.br