sábado, 29 de novembro de 2014

Preparando o Natal com as crianças!

Obra: "Natal no mundo tropical"

Advento é uma palavra latina que significa aproximar‐se, vir chegando aos poucos.
O Advento de Natal é uma comemoração cristã que tem seu início no quarto domingo antes do Natal. Na verdade, o Advento é o tempo de espera para o que há de vir, é a preparação para a chegada do Natal.
Com as crianças, devemos ser sutis, fazendo com que elas captem o verdadeiro espírito natalino, gradativamente.
Como fazer desse período algo vivo e profundo neste clima que nos chama para fora, para as festas e férias de verão? Como buscar um recolhimento e quietude?
Um bom começo é preparar o espaço físico com as crianças. Isto significa aquecer a vida anímica. Nada melhor que começar com uma bela ‘limpeza’ no quarto das crianças, encorajando‐as a desfazerem‐se dos brinquedos com os quais já não brincam tanto. Em seguida descobrir em que cantinho vão ficar a árvore de Natal, o presépio e a coroa do advento*.


Ritual para montar o presépio de Natal com as crianças:


1ª semana do Advento - Reino Mineral

Escolha um cantinho especial da casa para iniciar a montagem do Presépio. Sem que as crianças vejam, você pode construir a estrutura do presépio. Um belo cenário pode ser montado utilizando materiais simples como por exemplo: panos azuis, estrelas de papel ou tecido e um pano marrom simbolizando a terra. No primeiro domingo do advento aparecem os elementos do Reino Mineral no presépio. Todos os elementos do Reino Mineral são bem vindos nesta semana e as crianças podem levar algumas pedrinhas e cristais para o cantinho. Nesta semana poderá ser contada uma história sobre o reino mineral. O calendário do Advento pode ser aberto neste dia e será marcado dia após dia até a chegada do Natal.

2ª semana do Advento - Reino Vegetal

A partir da segunda semana do Advento, o Presépio amanhece com algumas plantas e mais estrelas no céu. Ao longo dessa semana, podemos plantar cuidar das plantas e colher flores com as crianças, além de contar uma história sobre o Reino Vegetal.

3ª semana do Advento - Reino Animal

A partir da terceira semana, o presépio amanhece com alguns bichinhos, como o boi, o burrinho, o galo e outros. Com as crianças podemos fazer bichinhos de barro, além de contar uma história relacionada ao Reino Animal. Ao longo da semana, podemos mais bichinhos podem ir aparecendo no presépio.

4ª semana do Advento - Reino Humano

A partir da quarta semana, são as figuras humanas que aparecem no presépio. José ao lado de Maria e os Pastores.

Na noite de Natal - 24/12

Na noite de Natal, aparece o menino Jesus. Neste dia, uma estrela especial aparece no céu! Podemos contar às crianças uma história sobre o nascimento do menino Jesus e cantar músicas de Natal.

Dia 25

Neste dia, os pastores amanhecem se retirando do estábulo; os Reis surgem em algum lugar distante na casa. Podem ser contadas outras histórias do nascimento de Jesus. Isso deve perdurar durante as 12 Noites Santas até dia de Reis. Podemos contar histórias dos reis a partir de 01/1.

Dia 06/01 – Dia de Reis

Neste dia, os Reis chegam até o menino, levando presentes para ele. Podemos colocar um pano bonito na mesa, simbolizando a chegada desses presentes e contar uma história sobre os Reis

Dia 07/01

No dia 7 de janeiro, o presépio desaparece completamente, sem deixar vestígios.



*Como fazer uma coroa do advento:


Faça um círculo com ramos, de pinheiro ou araucária, grossos e firmes, sustentado por um fio bem forte e enrole fitas vermelhas. Firmam‐se na coroa quatro velas grossas:
Azul: acende‐se a partir do 1º domingo do advento, todos os dias da semana. Representa o Reino Mineral;
Verde: acendem‐se a azul e a verde a partir do 2º domingo do advento e todos os dias dessa semana. Representa o Reino Vegetal;
Amarela: acendem‐se as três velas a partir do 3º domingo do advento, e todos os dias dessa semana. Representa o Reino Animal.
Vermelha: acendem‐se todas as velas a partir do 4º domingo do advento. Representa o Reino Humano.

Fontes:


http://www.festascristas.com.br/advento/advento-celebrando-com-criancas/468-o-adveto-passo-a-passo;

Boletim da Escola Waldorf Anabá - Natal 2012/ Ano XXII, número 4.