terça-feira, 23 de abril de 2019

100 anos de Pedagogia Waldorf



Rudolf Steiner após o final da primeira guerra mundial lançou as bases da trimembração do organismo social para a restruturação de uma Europa devastada. Sem muita repercussão na sociedade e classe política da época ele concluiu que o caminho seria educar as crianças de forma diferente. A partir de um interesse de Emil Molt em levar conhecimento aos seus funcionários, Rudolf Steiner fez uma série de palestras a eles. E não demorou muito para que surgisse a pergunta formulada novamente por Emil Molt de como poderia educar os filhos dos funcionários. Rudolf Steiner entusiasmado com a pergunta lançou as bases para uma nova pedagogia, e Emil Molt a primeira escola para aplicá-la.

Em 7 de setembro de 1919 é fundada a primeira “Escola Waldorf Livre” em Stuttgart, o nome Waldorf já era conhecido como uma localidade alemã (grafada como Walldorf – com um “l” a mais) e como o império econômico Waldorf-Astori iniciado por Johann Jakob Astor. Emil Molt comprou os direitos comerciais do nome para fundar uma fábrica de tabaco em Stuttgart.

Aos poucos as escolas foram se multiplicando por cidades da Europa e América do Norte até atingirem os 5 continentes. Dados do Freunde der Erziehungskunst Rudolf Steiners (amigos da pedagogia de Rudolf Steiner) de 2016 mostram que são 1080 escolas Waldorf no mundo além de cerca de 2000 jardins de infância. Eles são um organismo espiritual, social e economicamente independente, mas tem o ponto em comum de aplicar uma educação para a liberdade que somente a pedagogia Waldorf consegue levar com tanta abrangência no que se refere a uma postura de vida que se olda às questões sociais, econômicas e culturais de cada lugar onde germina. Tantos centros educacionais e quase 100 anos de existência fizeram do nome Waldorf uma referência na área de educação.

No Brasil a primeira escola foi fundada em 1956 com o nome de Escola Higienópolis, hoje Escola Waldorf Rudolf Steiner e da mesma forma é um movimento que não para de crescer. Atualmente são mais de 70 escolas e jardins um número crescente de novas iniciativas que se espalham por todas as regiões brasileiras.

Assista um vídeo comemorativo dos 100 anos da Pedagogia Waldorf no link: https://youtu.be/OpBuFU4k5nQ